sábado, 2 de novembro de 2013

QUANDO TUDO DIZ QUE NÃO, JESUS DIZ QUE SIM.


Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre.
Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.

(Lucas 8:49-50)
        Essa passagem relata duas histórias lindas , sobre a filha de Jairo e a cura da mulher que tinha um fluxo de sangue ( hemorragia ) mas quero analisar somente sobre a ressurreição da filha de Jairo.

     Antes quero fazer uma pergunta, a você que esta lendo essa mensagem, quantas vezes você ouviu um não de muitas pessoas, em situações que você se encontrava sem forças para continuar? e quando você estava buscando uma cura para sua enfermidade, quantas pessoas disseram que não tem jeito e que você não seria curado ? (a) quantas vezes você bateu em várias portas e nenhuma se abriu? e muitas pessoas disseram elas não se abriram. essa narrativa nos traz respostas para essas situações que passamos ,e que muitas vezes deixa-nos sem saber o que fazer.

Quero compartilhar três verdades que você precisa saber.

1° Quando os recursos humanos acaba, entra a providência de Deus.
No versículo 41, diz que Jairo era um príncipe da sinagoga, isso significa que Jairo era um chefe da sinagoga, sendo um chefe Jairo era um homem de statos, um homem que tinha posses e era muito respeitado pela sociedade de sua época, mesmo que o texto não relata isso mas Jairo por amor a sua filha acredito que ele deve ter gastado muito dinheiro com os médicos, e a situação da menina só piorou, e os médicos deve ter dito para Jairo, não tem mais jeito, fizemos o que esta em nosso alcance , nesse momento Jairo se lembrou de um médico que não existe causa impossível para ele resolver, sim Jairo se lembrou do carpinteiro de Nazaré, de Jesus cristo.
       Quando acabou os recursos que Jairo possuía, o melhor, que os homens possuem, Jairo foi atras de Jesus. quando seus recursos acabarem lembra-se que os recursos de Jesus são ilimitados ou, seja eles não acabam, Deus tem um fonte de providência para sua vida.

     Outra passagem que mostra isso é em (1Reis, 17,3-9.)
a narrativa diz que quando o profeta Elias profetizou que iria ficar sem chuva 3 anos e meio, Deus mandou Elias para a beira do rio querite, e ali Deus sustentou Elias através dos corvos , que trazia pão e carne para alimentar o profeta, e quando o rio se secou , Deus veio até Elias e lhe enviou para Serepta onde Deus usou uma viúva para sustentar o profeta . com isso podemos entender que quando não temos forças ele dar forças, quando faltar alegria , há uma fonte de alegria nele para você, quando faltar os amigos, ele é o seu amigo inseparável, quando acabar seus recursos , ele te diz não se preocupe, sou sua fonte de recursos, e ele te diz eu sou um Deus de providência na sua vida, glória Deus!!! 

2° QUANDO O HOMEM TE DIZER ACABOU, JESUS TE DIZ NÃO ACABOU, CONFIE EM MIM.

No versículo 49,50, diz que quando Jairo estava  com Jesus chegou um homem de sua casa lhe dizendo que sua filha estava morta e que não deveria mais incomodar Jesus,  em outras palavras aquele homem esta dizendo para Jairo, acabou Jairo, a sua filha morreu, não tem mais jeito, esse Jesus não pode mais fazer nada por você, não perturbe mais ele, vamos embora sepultar sua filha.

  quantas vezes não ouvirmos palavras semelhantes a essas, você não vai conseguir, essa doença é incurável, Deus se esqueceu de você , isso não é para você ,  as portas não vão se abrir, a sua situação é impossível, e você não tem capacidade etc. palavras que matam sonhos , e que roubam as esperanças, e que tira a coragem até mesmo de viver, que desestimulam , e que machucam , fico imaginando o coração de Jairo naquele momento que ouviu essas palavras tão terríveis e negativas , como ficou o coração de Jairo ouvindo que sua unica filha, estava morta e que não havia mais nada a fazer.

Mas no verso 50 , Jairo ouve uma palavra que penetrou sua alma, Jairo ouviu jesus dizendo : não temas crer somente , e será salva.

   Em outras palavras Jesus estava dizendo: Jairo não tenha medo, não se preocupe, mais tenha fé em mim, eu vou ressuscitar sua filha, não de ouvido a essas palavras que esse homem te diz, ouve-me Jairo eu vou mudar esse quadro. da mesma forma você meu amigo e minha amiga, Jesus ele te diz não tenha medo, crer somente, tudo pode te dizer que não,mas eu te digo sim, vou mudar o quadro de sua história, vou curar aquela enfermidade que todos diziam que não tinha jeito, vou abrir a porta que todos pensaram que não iria se abrir mais em sua vida, vou trazer o sorriso de volta que muitas pensaram que você não iria sorrir mais, vou trazer de volta a alegria que você tinha de me servir, vou renovar a promessas que um dia eu te fiz, vou mostrar para todos que pensaram que você morreu, que te fiz reviver e te enchi de unção, 

mas para isso se cumprir Jesus somente te pede uma coisa, não temas crer somente !! não desista de você, pois eu o senhor não desisti, não de ouvido as palavras negativas, e nem aos pensamentos que te dizem que você não vai conseguir ou que acabou é o fim, pois Jesus te diz eu faço um novo começo em sua vida cheio de vitórias. mas basta crer somente !!!

3° JESUS TRANSFORMOU UM FINAL EM UM LINDO COMEÇO.
  
No verso 54 Jesus pega na mão da menina, e diz levante-se menina, e a menina ressuscitou.
    
alguns que estavam ali zombaram de Jesus quando ele disse que a menina estava dormindo , mas Jesus mandou que eles ficassem de fora, e ficou somente ele , pedro Tiago e João e os pais da menina, e Jesus trouxe de volta a vida da menina, fiquei imaginando aquela sena, que alegria que os pais da menina ficaram, o texto não relata , mas podemos entender que o velório se transformou em um culto de ações de graças, assim é Jesus ele transforma  aquilo que esta morto em vida , transforma o seu deserto em um manancial de vitórias glória Deus, ele vai fazer assim na sua vida, e todos vão ver e vão ficar assombrados pois vão ver a grandeza do nosso Deus. apenas creia e Jesus fará coisas grandes na sua vida.

Que Deus abençoe vocês, e não se esqueçam façam seus comentários.  ASS: MARCUS VINICIUS.




O CUIDADO COM AQUILO QUE FALAMOS!!!








Lição 5: O cuidado com aquilo que falamos
3 de novembro de 2013
Trimestre comemorativo ao quarto ano do Blog Auxílio ao Mestre

TEXTO ÁUREO
“Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos” (Pv 16.24).

VERDADE PRÁTICA
As nossas palavras revelam muito do que somos, pois a boca fala do que o coração está cheio.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 6.16-19; 15.1,2,23; 16.21.24.
Provérbios 6
16 - Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:
17 - olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente,
18 - e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal,
19 - e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Provérbios 15
1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
2 - A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.
23 - O homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!
Provérbios 16
21 - O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.
24 - Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
•          Conhecer as consequências das palavras;
•          Explicar os símbolos usados por Salomão e Tiago, e
•          Ter cuidado com o bom uso da língua.

PALAVRA-CHAVE
Língua: Órgão muscular, situado na boca e na faringe, responsável pelo paladar e auxilia na mastigação e na deglutição, e também na produção de sons, fala.
COMENTÁRIO

introdução
Provérbios e Tiago contêm as mais belas exposições sobre uma capacidade que apenas os seres humanos possuem: a fala. Na lição de hoje, analisaremos o que as Escrituras revelam sobre esse fascinante dom. Num primeiro momento, estudaremos como o falar é tratado pelos autores sagrados. Em seguida, veremos os conselhos que Salomão e Tiago dão àqueles que verbalizam pensamentos, princípios e preceitos. O objetivo é mostrar como a literatura sapiencial bíblica toca num ponto sensível da vida humana, muitas vezes esquecido pelos cristãos: a devida e correta utilização das palavras. [Comentário:  Palavras sábias trazem saúde. Provérbios revela o que a sabedoria de Deus (sua Palavra) ensina ao nosso coração: as verdades e promessas devem influenciar o nosso discurso, e esse ensinamento deve ser transmitido aos nossos lábios. A Palavra em nosso coração deve ensinar ou controlar o nosso falar e a nossa conduta. A “doçura” e a “saúde” promovidas por tal modo de falar são desejáveis, quer em nossos relacionamentos humanos, quer no derramamento da graça divina em nossa vida diária. Isso leva o crente a uma vida vitoriosa, através de um reconhecimento constante da força e do poder de Deus pela língua e a conduta]. Tenhamos todos uma excelente e abençoada aula!

I. O PODER DAS PALAVRAS
1. Palavras que matam. É evidente que, dependendo do contexto em que são faladas e por quem são pronunciadas, podem ferir ou até mesmo matar (Pv 18.21a). Este exemplo pode ser observado na vida conjugal, quando uma palavra ofensiva, ou injuriosa, dita por um cônjuge, ofende e magoa o outro. Se não houver perdão de ambas as partes, o relacionamento poderá deteriorar-se (Pv 15.1). [Comentário:  O Rei Salomão disse que as palavras detém o poder da vida e da morte. Isto é, palavras vivificam. Palavras matam. Matam aos poucos. Palavras matam aos poucos quando causam constrangimento: quem ouve quer se esconder ou desaparecer de vez, deixando claro que melhor seria se as tais palavras não tivessem sido pronunciadas. Palavras matam aos poucos quando ferem: quem ouve sente uma dor como se alguém tivesse arrancado um pedaço seu, um pedaço da esperança, da confiança, da beleza. Palavras matam aos poucos quando ofendem: quem ouve tem seu caráter questionado. Palavras matam aos poucos quando geram distanciamento: quem ouve vai perdendo o prazer de estar perto de quem fala. Palavras matam aos poucos quando desestimulam: quem ouve vai perdendo o pique, vai deixando de acreditar que vale a pena continuar lutando. Palavras matam aos poucos quando desestabilizam processos: quem ouve começa a duvidar se está fazendo a coisa a certa, se vai chegar a algum lugar, se os outros estão igualmente comprometidos. Palavras matam aos poucos quando impedem ou fazem morrer processos: quem ouve abandona tudo. Palavras matam aos poucos quando promovem discórdias: quem ouve começa a se afastar de um e de outro, até ficar ilhado].
2. Palavras que vivificam. A palavra hebraica dabar significa palavra, fala, declaração, discurso, dito, promessa, ordem. Os temas contemplados pelo uso desses termos são, na maioria das vezes, valores morais e éticos. Salomão tem consciência da importância das palavras e, por isso, afirma: “O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino” (Pv 16.21). [Comentário:  Quando estamos diante de alguém irado, uma resposta branda facilitará a reconciliação e a paz (cf. 1 Sm 25.21-34), ao passo que palavras duras despertam ainda mais a ira e a hostilidade (ver Cl 4.5,6). Os conselheiros se alegrariam em dar respostas adequadas, porque uma palavra dita a seu tempo é boa (v. 23). Um bom conselho, quem o menospreza? Só o tolo o enfatuado. O soberbo e o presunçoso também são visados nesta série de conselhos, como vemos no verso 24, onde o entendido acha o seu caminho para cima, porque para baixo está o Sheol. Olhe para cima e viva. Porque em cima está o Senhor.].

SINOPSE DO TÓPICO (I)
Segundo a Bíblia, dependendo da motivação de quem pronuncia, as palavras podem matar ou vivificar

II. CUIDADOS COM A LÍNGUA
1. Evitando a tagarelice. Há um provérbio muito popular que diz: “Quem fala o que quer, ouve o que não quer”. Este ditado revela a maneira imprudente de se falar, algo bem próprio do tagarela. Este personagem está presente na tradução do hebraico batah: pessoa que fala irrefletida e impensadamente. Não basta dizer: “Pronto, falei!”. É preciso medir as consequências do que se fala. E a melhor forma de fazer isso é compreender que na “multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente” (Pv 10.19). Salomão tinha essa consciência (Pv 13.3). [Comentário:  "O que guarda a sua boca e sua língua, guarda das angústias a sua alma". (Pv 21.19). Com razão disse Tiago: "Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse homem é perfeito, e capaz de refrear todo o corpo". Quem nunca fez uma fofoca? Quem nunca disse mal de alguém? Quem nunca praguejou, ainda que de forma clássica? Quem nunca murmurou? Quem nunca proferiu uma mentira, ainda que comercial ou emergencial? Quem nunca discutiu e na discussão feriu com palavras? Quem nunca disse algo que não deveria ter dito? Estes são os pecados sociais da língua. Domar a língua é um processo diário e que exige muito auto controle, disciplina e compromisso com a prática dos princípios bíblicos que devem nortear nossa vida. Quando o cristão mostra equilíbrio no falar, significa que o Espírito Santo está construindo nele o caráter de Cristo. Pedro disse que Jesus nos deixou o exemplo, para que seguíssemos as sua pegadas. Ter a mente de Cristo (1Co 2.16) também é falar como Cristo falou e agir como Ele agiu. Nós falamos aquilo que pensamos. "A boca fala do que está cheio o coração" (Mt 12.34). Quem afirmou isto foi o Mestre por excelência, Jesus.].
2. Evitando a maledicência. O livro de Provérbios também apresenta conselhos sobre a maledicência. Ali, a palavra aparece como sendo a sétima abominação, isto é, o ponto máximo de uma lista de atitudes que o Senhor odeia (Pv 6.16-19). O Senhor “abomina” (do hebraico to’ebah) a maledicência ou a contenda entre irmãos. No original, “abominar” significa “sentir nojo de” e pode se referir a coisas de natureza física, ritual ou ética. Deus se enoja de intrigas entre irmãos. É a mesma palavra usada para descrever coisas abomináveis ao Senhor, tais como a idolatria (Dt 7.25), o homossexualismo (Lv 18.22-30) e os sacrifícios humanos (Lv 18.21)![Comentário:  Do latim maledicentia.ae: característica ou particularidade da pessoa maledicente; seus sinônimos são: difamação, fuxico, mexerico e mordacidade. Ato ou aptidão para falar mal dos outros; cuja intenção é denegrir; difamação. Fala injuriosa ou maldosa: comentário cheio de maledicência. Seis coisas Deus aborrece e a sétima ele abomina. O que semeia contendas entre os irmãos aparece aqui como o pior de todos. Não é apenas um clímax de Provérbios, em que a escala vai aumentando. Todavia, o que semeia contendas entre irmãos, a que desune a família hebraica ou cristã, deve ser mesmo um abominável, porque da intriga ou contenda nasce tudo que há de pior. Começa por separar o que deveria estar unido e junto; cria o mal-estar onde deveria haver amor; prepara para outros desenvolvimentos, que podem levar muito longe, ao crime até, se Deus não intervir. Quantas contendas entre irmãos nas igrejas, por causa de um semeador de intrigas! Este provérbio devia ser, em Israel, uma espécie de cartilha, um manual que todo israelita saberia de cor, transpondo para o grupo dos provérbios, como o encontramos aqui. Seria uma espécie de trocadilho, que se proferiria ocasionalmente. Pensa-se, seria uma forma didática para uso nas escolas, onde o mestre perguntaria ao aluno: Quais são os sete pecados mortais? O aluno responderia na ponta da língua. Para nós são bastante claros, pois todos temos ciência dos seus efeitos, de um modo ou de outro.].

SINOPSE DO TÓPICO (II)
O conselho bíblico para cuidarmos da nossa língua começa por evitarmos a tagarelice e a maledicência.

III. O BOM USO DA LÍNGUA
1. Quando a língua edifica o próximo. Como servos de Deus, somos desafiados a usar nossas palavras como um meio para ajudar nossos irmãos, através de exortações, bons conselhos e também através do ensino da Palavra de Deus e de seus princípios (1Co 14.26). [Comentário: A sabedoria aqui preconizada é mais de natureza moral do que intelectual; é a sabedoria para viver honestamente, pois esta é a verdadeira. Sabedoria que não ajuda a viver não é sabedoria. Esta sabedoria é melhor do que o ouro, o mais excelente que a prata (v. 16). Os dois metais mais valiosos na antiguidade não se comparavam com o saber viver, por isso é que o caminho dos retos é desviar-se do mal (v. 17). Esta é a sabedoria.].
2. Nossa língua adorando a Deus. O melhor uso que se pode fazer da palavra é quando a empregamos para dirigir-nos a Deus em adoração. Todo crente fiel sabe disso, ou deveria saber (Pv 10.32). O Senhor se agrada dos sacrifícios de louvor (Hb 13.15). Esse é o segredo para uma vida frutífera e agradável ao Senhor (Ef 5.19,20). Não nos esqueçamos, pois, da maior vocação de nossa língua: louvar e exaltar a Deus.[Comentário:  A língua não é inerentemente má. Lembremos que ela apenas exterioriza o que procede do coração. Na verdade, é o coração mesmo que deve ser guardado mesmo antes de controlarmos a língua. Há algumas coisas que podemos e devemos colocar em prática, exercitar a língua: Devemos louvar e adorar a Deus. "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hb 13.15). Devemos orar. "Orai sem cessar" (1Ts 5.17). Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. "Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" (Mc 8.38). Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1Jo 1.9). Devemos edificar nossos irmãos. "Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros" (Rm 14.19). Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos. "Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis" (Rm 12.14). Devemos sempre falar a verdade. " seja o vosso sim sim e o vosso não não, para não cairdes em juízo" (Tg 5.12). Lembremo-nos sempre que nossas línguas são dons de Deus para serem usadas em sua honra e glória.].

SINOPSE DO TÓPICO (III)
A língua deve ser usada para edificar o próximo com bons conselhos, exortações e ensino da Palavra de Deus; e exaltar ao Altíssimo adorando-O em Espírito e em Verdade.

IV. SALOMÃO E TIAGO
1. Uma palavra ao aluno. Abundante no livro de Provérbios, a expressão hebraica shama Beni ocorre 21 vezes com o sentido de “ouvi filho meu”. Não há dúvida de que o emprego de tal linguagem revela o amor de uma pessoa mais experiente, dirigindo-se a outra ainda imatura. É alguém sábio e experimentado na vida, passando tudo o que sabe e o que vivenciou ao seu aprendiz (Pv 1.8,10,15; 3.1,21; 5.1,20; 7.1). São mais de trezentos conselhos como regra do bom viver. Segui-los significa achar o bem, e não segui-los é encontrar-se com o mal. [Comentário:  Provérbios é um livro destinado a quem deseja ser sábio nas coisas mais práticas e básicas da vida. Nossa maneira de falar nos identifica, revelando o nosso verdadeiro eu, pois a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34). É do coração, ou seja, do íntimo do ser humano que procedem os males. Certa vez, Pedro foi identificado como alguém que esteve com Jesus somente pelo seu linguajar (Mt 26.73). Sua fala evidencia que você é um cristão?].
2. Uma palavra aos mestres. Se por um lado Salomão se dirigiu ao discípulo (do hebraico: filho, aluno), por outro lado Tiago falou àqueles que querem ser mestres. Os que pregam e ensinam a Palavra de Deus têm de falar somente o que convém à sã doutrina (Tt 2.1). Em sua epístola, Tiago utiliza símbolos extraídos do cotidiano, mas carregados de significado: a) Freios: Assim como o freio controla o animal, deve o crente refrear e controlar a sua língua; b) Leme: Se o leme conduz o navio ao porto desejado, deve o crente dirigir o seu falar para enaltecer a Deus; c) Fogo: Uma língua sem freios e fora de controle queima como fogo. Por isso, mantenhamos a nossa língua sob o domínio do Espírito Santo; d) Mundo: A língua pode se tornar um universo de coisas ruins. Então, o que fazer? Transformá-la num manancial de coisas boas; e) Veneno: O perigo reside em alguém possuir uma língua grande e ferina e, portanto, venenosa. f) Fonte: Como fonte, a língua deve jorrar coisas próprias à edificação; g) Árvore: A boca do crente, por conseguinte, deve produzir bons frutos. Portanto, usemos as nossas palavras para a glória de Deus (Tg 3.1-12).[Comentário:  Tiago aconselha: o controle dos maus impulsos é bom (e Paulo concorda com Tiago, 1Co 9.24-27), mas os impulsos mais difíceis de controlar são os da língua. Mantenha pura a fala, e o resto será fácil; eis a marca do cristão maduro (Tg 3.3-4). Tiago ilustra sua tese, “controle sua língua e você será capaz de controlar todo o seu ser”, mediante uma série de analogias. Primeiro ele pensa em cavalos, que são maiores e mais velozes do que os seres humanos. No entanto, quando pomos freios na boca dos cavalos nós os controlamos: não só a cabeça, mas o animal inteiro é forçado a ir para onde o cavaleiro desejar. Uma segunda analogia é tirada dos navios. Os navios constituíam uma das maiores estruturas que os primitivos cristãos conheceram. Se até um barquinho de pesca impressionava, quanto mais um navio mercante em pleno oceano? Mais impressionantes, todavia, eram as forças que o compelem, os ventos capazes de vergar árvores e espalhar as nuvens. Entretanto, a despeito de todo seu tamanho e peso, um leme pequenino, do formato de uma língua (pequenino pelo menos quando comparado ao tamanho do navio, ou ao poder do vento), movimentado pelo piloto, podia mudar a direção do navio. São dois exemplos impressionantes, ou analogias do adágio: “controle a língua e você controlará tudo”. De certo modo, Tiago mudou um pouco sua argumentação, enquanto elaborava suas ilustrações. Ele havia começado dizendo: “Se você puder controlar a língua, você será um gigante espiritual capaz de controlar o resto do corpo”].

SINOPSE DO TÓPICO (IV)
Ao ensinar os provérbios, Salomão tem em mente ensinar os discípulos, enquanto Tiago aconselha os mestres.

CONCLUSÃO

Vimos nesta lição os conselhos dos sábios sobre o bom uso da língua. A linguagem, como algo peculiar ao ser humano, é muito preciosa para ser usada iniquamente. Não permitamos, pois, que a nossa língua seja instrumento de um dos pecados que Deus mais abomina: a disseminação de contendas entre os irmãos. À luz da Palavra de Deus, somos encorajados a andar em união, harmonia e paz. Portanto, com a nossa língua abençoemos o nosso semelhante, pois assim fazendo, bendiremos também ao Senhor nosso Deus. [Comentário:  Salomão tem muito a dizer sobre a língua! Convém dizer as palavras não tem vida própria. Uma tendência bíblica, que é o de dar vida às abstrações e personificá-las tem levado muitos ao equívoco de pensar que as palavras tem existência independente de Deus e do homem. Não, não tem! A Palavra de Deus é poderosa porque foi Deus quem a disse ou que mandou falar, mas não porque tenham vida independente do próprio Deus (Sl 107.20; Is 9.8). Da mesma forma as palavras humanas não tem poder em si mesmas (Sl 85.11; 107.42; Jó 5.16; 11.14; 19.10).  Por outro lado, dependendo do contexto onde são faladas e por quem são faladas e ainda por quem as ouve, as palavras podem machucar, ferir ou até mesmo matar.].
NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8),

Graça e Paz a todos que estão em Cristo!



VOCABULÁRIO
Nau: Designação genérica que até o século XV se aplicava a navios de grande porte.
Leme: Peça plana, localizada na parte submersa da popa de uma embarcação, gira em um eixo e determina a direção em que aponta a proa do navio.
Personificá-las: Expressar, tornar viva e concreta uma ideia através de pessoas.
Ápice: Extremo superior; ponto máximo, culminância, apogeu.
Desvelo: Ato ou efeito de desvelar-se. Isto é, agir com diligência; zelar, cuidar, empenhar-se.
EXERCÍCIOS
1. Dependendo do contexto em que são faladas, e por quem são pronunciadas, o que as palavras podem fazer? Dê um exemplo.
R. Podem matar uma pessoa. Por exemplo, na vida conjugal quando o cônjuge ofende e magoa o outro através das palavras.
2. Segundo a tradução do termo hebraico batah, o que significa tagarela?
R. Pessoa que fala irrefletida e impensadamente.
3. Qual atitude o Senhor abomina segundo o livro de Provérbios?
R. A maledicência ou a contenda entre irmãos.
4. Como servos de Deus, o que somos desafiados a fazer com nossas palavras?
R. Usá-las como um meio para ajudar nossos irmãos.
5. Se por um lado, em Provérbios, Salomão se referiu aos discípulos, a quem Tiago se dirigiu?
R. Aos mestres, aqueles que labutam no ensino.


Fudas