sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

TEMA A DEUS EM TODO TEMPO, LEMBRA -TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE!!!

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; ( EC 12,1 )
                                                                INTRODUÇÃO
Nesta lição vamos discorrer sobre um assunto de extrema importância , pois o temor a Deus é o principio da sabedoria.
vamos abordar a importância de lembrar do criador no dia da mocidade.

Antes de iniciar o primeiro tópico , vamos analisar a palavra lembrar que salomão utilizou no versículo 1, '' lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade ''.
palavra lembrar aqui não significa apenas uma lembrança mental, mas essa palavra tem um significado mais profundo que pensamos, no hebraico [ zakar ] que por sua vez significa , recordar , trazer a mente, fazer um memorial, esse termo foi usado por Deus em Gn 8,1-6,  e Gn 19, 29, onde Deus se lembra de sua aliança com Noé e com Abraão , ambas as passagens o ato de lembrar envolve uma ação , uma atitude, portando lembrar do criador envolve uma atitude da criatura  em demostrar em sua lembrança obediência a palavra de Deus , pois lembrar na bíblia implica em ação.

1) somos criaturas , não podemos esquecer essa verdade !!!!

Deus é o criador e isso é um fato incontestável, nós somos suas criaturas, por isso estamos sujeito a ele , há aqueles que questionam os princípios criados por Deus , como se o criador estivesse sujeito a criatura, mas não é assim que as coisas funcionam , Deus como criador é soberano, ele tem todo o domínio sobre suas criaturas, e quem é o homem para questionar o seu criador ? nada. pois quando salomão utilizou o verbo criar, é o mesmo de Gn 1,1, que é o verbo Bara, que significa criar do nada sem usar matéria pré existente, portanto não somos nada , ele é tudo glória Deus.

Paz do senhor que Deus abençoe a todos , ASS: Marcus Vinicius

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

LIÇÃO 12 , LANCE TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS. QUAL É A SEMENTE QUE TEMOS SEMEADO, A COLHEITA DEPENDERÁ DAS SEMENTES QUE SEMEAMOS



LANCE TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS E DEPOIS TE MUITOS DIAS O ACHARÁS (  EC 11,1 )

                                                              INTRODUÇÃO
Nesta lição vamos abordar um assunto que é muito importante para a nossa vida, vamos aprender o significado de lançar o pão sobre as águas, mas o que significa lançar o pão  sobre as águas ? o que salomão queria dizer com essa expressão ? também vamos aprender que é preciso viver a vida com dinamismo, e que não podemos ficar inerte diante das circunstâncias da vida. 

Lançar o pão sobre as águas , quando o sábio salomão disse essas palavras ele estava usando  uma linguagem metafórica, para ilustrar a lei da semeadura pois o que plantamos é o que vamos colher , ( Gálatas 6,7) diz : o que o homem semear isso ele também ceifará.

No período do antigo testamento os agricultores tinha um costume de lançar as sementes de trigo sobre as águas , no períoodo das cheias dos rios, e eles tinha a certeza que teriam uma grande colheita , mesmo sem saber qual das sementes iria germinar, quando o sábio rei salomão disse essa metáfora ele estava nos ensinado que: é preciso lançar as sementes sobre as águas, mas qual sementes são estas ? abordarei algumas sementes que precisamos lançar , ou melhor semear.

( 1° )  a semente do amor ( caridade).
  
Em meio a um mundo onde o amor tem se esfriado , nós como verdadeiros servos de Deus precisamos semear o amor, e como fazer isso ? quando tratamos as pessoas que estão em nossa volta com amor e carinho, quando refletimos jesus através de nossas vidas, com nossos atos e palavras, quando semeamos amor, receberemos amor, em Mateus 7,12. Jesus disse : tudo que queres que os Homens vos façam, fazei-o vós também. portanto devemos semear o amor que Deus derramou em nossos corações .

( 2°) a semente da Fé e da esperança.

Não podemos perder a esperança, não podemos ficar inerte (parado sem tomar uma decisão) em meio as circunstâncias,  da vida , não podemos ficar só contemplando a vida é preciso tomar decisões , é preciso colocar a fé em ação , EC 11,4 , diz que : quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para nuvens nunca segará .
em Hebreus 10,38 , o justo viverá da fé, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele. É Deus que faz com que a semente brote, mas é preciso semeá-la, isso nos ensina que devemos fazer a  nossa parte, pois o Senhor ele faz a dele, só conseguiremos vencer se tomarmos decisões na direção de Deus. quando moisés estava de frente ao mar vermelho, com o povo de Israel e ele clamou a Deus , a resposta do senhor foi porque clamas a mim moisés diga ao povo de israel que marche,( Ex 14,15) é preciso marchar a vitória esta na frente, só será vitorioso quem é persistente, que segue em frente, portanto não perca a esperança, mas semeia a mesma, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem, glória Deus. ( Hebreus 11,1).

Paz do senhor a todos os leitores,   Ass: Marcus Vinicius


Fudas