quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O livro do Êxodo e o cativeiro e o cativeiro de Israel no Egito. NADA PODE IMPEDIR OS PLANOS DE DEUS.

                



               O livro do  Êxodo  e o cativeiro e o cativeiro de Israel no Egito.
                                                  INTRODUÇÃO

Nesta lição vamos estudar sobre o livro do Êxodo, vamos destacar a aflição que o povo de Israel passou no Egito em um período 430  anos, entretanto Deus não se esqueceu do seu povo, pois o clamor de Israel chegou até o Senhor , também destacaremos o propósito do livro .

O livro do Êxodo é o segundo livro do Pentateuco, que foi escrito por Moisés , no hebraico significa  [shemoth] livros dos nomes era chamado pelos judeus, esse termo foi latinizado pela septuaginta,   ( tradução do Hebraico para o grego) e passou a se chamar Êxodo , que significa saída , relacionado a saída de Israel do Egito.

O livro do Êxodo é uma continuação do livro de Gênesis , notemos que após a morte de José em( GN, 50,24,) José diz ao seus irmãos que Deus os visitaria , cumprindo assim a sua promessa  que fez a Abraão em (GN 15,17,18,19.) que eles iriam habitar em Canaã a terra da promessa , e José fez um pedido que os seus ossos fossem levados com o povo para ser sepultado em Canaã .

Propósito do livro do ÊXODO :

Registrar os acontecimentos da libertação de Israel no Egito e o seu desenvolvimento como nação, esse livro relata a redenção que Deus operou em seu Povo escolhido, através do seu servo Moisés, que na tipologia é um tipo de Cristo,  ( REDENÇÃO SIG)
A expressão redenção, origina-se do ato de soltura de um escravo, que ocorria no primeiro século, mediante o pagamento de um preço. A palavra foi emprestada pelos cristão da igreja primitiva para designar a libertação da escravidão do pecado por meio da obra redentora de Jesus Cristo.
Portanto o livro do Êxodo relata a libertação do povo de Israel do Egito, assim como cristo libertou o seu povo da escravidão do pecado e do (Egito) que simboliza o mundo. No primeiro capitulo de ÊXODO, relata que o novo rei do Egito não conhecia José, segundo alguns estudiosos esse novo Rei não conhecia José devido ser uma nova dinastia que tomou conta do Egito, DEUS já havia falado com Abraão que sua semente seria oprimida ( GN 15,13,14) em outra terra que não é a sua ,( Egito) segundo o relato do ÊXODO esse novo Rei fez uma opressão muito forte contra a povo de Israel . Isso abre Marge para fazermos uma pergunta por que Deus permitiu essa opressão sobre o seu povo escolhido? Se analisamos a Bíblia vamos entender que Deus tinha um plano lindo para o seu povo, DEUS tinha prometido uma terra que mana leite e mel, e essa terra não era o Egito , se o povo tivesse uma vida abundante no Egito eles não iria querer jamais deixá-lo , o sofrimento e a opressão fez o povo lembrar de Deus , e da terra prometida que o Senhor havia prometido, . Isso também explica porque que o Cristão passa tanta aflição aqui neste mundo, ele não quer que viemos nos acostumar com este mundo, pois ele tem um lugar melhor do que este,  glória Deus !!! ele tem uma terra que verdadeiramente mana leite e mel, uma pátria celestial um lugar onde não haverá nem choro, e nem dor ,e nem morte.
O CLAMOR DO POVO:  ( Êx 3,7) O Senhor diz a Moisés que o clamor do seu povo chegou a ele. Isso revela que Deus ouve o clamor do seu povo quando este o clama em socorro, ( Jeremias 33,3 ) o povo já não agüentava mais a opressão dos Egípcios , e clamaram ao Senhor e Deus ouviu o seu povo e levantou Moisés como o seu libertador. Aplicando isso em nossas vidas em meio as opressões que passamos neste mundo , devemos clamar a Deus pois ele virá em nosso socorro ,(salmo 12,5) por causa do clamor do necessitado o senhor se levanta do trono. (Salmo 122, 1), elevo meus olhos para o monte de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que criou o céu e a terra, glória DEUS,
A opressão fez com que o povo crescesse ainda mais : o Rei do Egito ao ver que o povo era grande em número,( Êx , 1,9) colocou um jugo muito pesado sobre o povo com o objetivo de diminuir o seu crescimento, mas o efeito foi o contrário, quanto mais o povo era afligido mais o povo crescia glória Deus, a palavra crescer ali da idéia de um crescimento fora do normal, portanto assim também acontece com a igreja de Jesus neste mundo quanto mais perseguida ela é mais ela cresce, muitas coisas tem se planejado contra a Igreja de cristo, mais ela tem crescido e se fortalecido, essa é uma característica do povo de DEUS , ele cresce e se fortalece em meio a perseguição( atos 8 ) leia e confira.

A paz a todos,  ASS: Marcus Vinicius

Fudas