sábado, 25 de abril de 2015

A TENTAÇÃO DE JESUS

                                  
                     
                        

                          A  TENTAÇÃO DE JESUS  ( LUCAS 4, 1-13 )
Nesta lição  vamos falar sobre a tentação de Jesus , abordaremos  pontos sobre , por quê Jesus foi levado ao deserto ? como ele venceu as tentações do diabo, qual era a intenção do diabo com as tentações que ele investiu contra o Senhor, o que podemos aprender nesta passagem , para vencermos as tentações que enfrentamos  na caminhada .
1 )   O que é tentação ?  tentação no latim é tentatione  significa  ato ou efeito de tentar , impulso íntimo dirigido para o pecado, indução para o mal .
Portanto tentação são impulsos para a prática do pecado , podendo ser provocado pelo diabo, o mundo e a natureza pecaminosa ( a carne ) , dever ser enfatizado que Jesus não possuía  a natureza pecaminosa , portanto a sua tentação foi pelo diabo e pelo mundo somente.
A palavra grega tentação é  ( peirasmós )encontras em ( Lucas 4,2 )  e dependendo do contexto pode significar tentação ou provação .
Quando é Deus que está por traz da ação , é provação .  Mas quando é o Diabo que está por traz da ação é tentação.
A provação  é  enviada por Deus para nos aperfeiçoar , para fortalecer a nossa fé , seu objetivo é o crescimento espiritual.
A tentação  : Diferente da provação , a tentação tem o objetivo de nós induzir ao pecado , e desobedecer a Deus , pois sabemos que Deus não tenta ninguém , veja ( TIAGO  1,13)
Citaremos dois exemplos de peirasmós , ( Lucas 4,2  e  Tiago  1,2 ) aqui é usada a mesma palavra tentação no português mas no original grego é peirasmós  , no conexto de Lucas é tentação pois quem está por traz da ação é o diabo , mas em Tiago, quem está por traz da ação é Deus , então  é provação .
2 ) Por quê Jesus foi levado para o deserto ?
A ) Jesus foi levado para o deserto com a finalidade  preparação espiritual para iniciar o seu ministério , por isso o Espírito Santo o dirigiu o deserto e o capacitou a vencer as tentações do Diabo . isso nos ensina que : para vencermos as artimanhas do diabo precisamos ser cheios do Espírito, e ser conduzido por ele , notemos que Jesus obedeceu , ou seja , ele deixou o ESPÍRITO SANTO , conduzi-lo .  Temos deixado o Espírito santo conduzir a nossa vida? Só assim podemos vencer o adversário de nossas almas .
B ) Devemos entender que o que foi tentado ali no deserto foi a natureza humana de Jesus , para demonstrar que ele era o homem perfeito , pois na sua encarnação ele deixou alguns dos seus atributos de lado , ele tinha que padecer como homem, sofrer se identificar com as nossas dores, ele é o segundo Adão  e diferente do 1° Adão , Jesus  não cedeu a tentação do Diabo , Adão  caiu na tentação em um ambiente cheio de provisão , no paraíso , mas Jesus foi tentado no deserto  , e não caiu nas armadilhas do Diabo , isso nos mostra que o HOMEM não é produto do meio , ou seja , mesmo em um ambiente hostil , em um mundo cheio de pecado , nós como servos de Deus , nós devemos ser,  sal da terra e luz desse mundo tenebroso .
Topico 2 ,                           A tentação de ser saciado

a)  O Diabo veio na hora em que Jesus estava com muito fome. Isso nos ensina que ,
O nosso adversário  é astuto e oportunista , ele sabe que atacando o nosso ponto mais fraco , ele terá mais chance de nós derrubar , por esse motivo é preciso que , vigiemos os nossos pontos fracos .

B ) os objetivos do diabo com a tentação de transforma pedras em pães.
1° Ele  queria  que Jesus usasse  o seu poder divino para o beneficio próprio.
2°  Ele queria que Jesus fizesse a sua própria vontade e não a do Pai  .
3° Ele queria que Jesus desse  mais importância as coisas materiais do que as espirituais.
4°  Ele quis colocar duvida no coração de Jesus  em relação em Jesus ser ou não filho de Deus.

C ) As repostas de Jesus a tentação :  Ele usou a palavra como espada para vencer o
Diabo,  com a resposta de Jesus em (Lucas 4,4 )  ‘’nem só de pão viverá o homem’’ mas de toda palavra que saí da boca de Deus .

1°  Jesus estava dizendo que , fazer a vontade do pai era melhor do que realizar a sua própria vontade, mesmo que isso viesse a trazer sofrimento . ( João 6,38 )
Quantas vezes , o Diabo nos tenta a realizar a nossa própria vontade , do que a vontade de Deus ,  mas como Jesus , precisamos  fazer a vontade de Deus , ou seja , a vontade dele deve ser prioridade em nossas vidas.  A vontade humana é o campo das tentações .
2°  Jesus com sua resposta ,   estava dizendo que as coisas espirituais  são mais importante dos que as materiais ,  O pão espiritual é mais importante do que o pão físico , que alimenta o corpo, mais é inútil para a alma .
3° Jesus tinha certeza na provisão do pai , ele sabia que não estava só naquele deserto ele tinha convicção  que o pai estava com ele.
Você tem convicção que Deus está com você nesse deserto ?  então não de ouvido a voz do tentador que muitas vezes nos diz que , estamos sós , que Deus não liga para nós, e que ele nos abandonou, é mentira dele , ele está conosco todos os dias ...
Jesus foi tentado em 3 áreas :

Física ,  transformar pedra em pão , satisfazer necessidade material.
Alma  , se lançar do alto a baixo , querer ser notado , aplaudido isso agrada a alma.faz bem para o ego.
espírito , adorar o diabo ,  isso fala de idolatria , adorar outro ser a não ser , Deus .

Topico 3                            A tentação de ser selebrado
Essa tentação é a do poder e da riqueza . Diabo nessa tentação oferece a Jesus todos os reinos do mundo , em João 12,31 diz : que o Diabo é o príncipe desse mundo , ou seja que as glórias desse atual sistema esta entregue a ele , ele oferece isso a Jesus , talvez a tentação aqui era que Jesus se tornasse um grande imperador até maior que os imperadores  romanos , e a condição era adorar o Diabo .

1 ° Resposta de Jesus  é , ‘’ adorar somente a Deus e só ele servirás ‘’
Diferente de satanás o reino de Jesus não é neste mundo , não esse sistema corrupto, o reino de Jesus é muito superior a esse reino ,    Jesus não deixou o desejo do poder e das riquezas dominar o seu coração , pois ele sabe que o reino desse mundo é passageiro , mas o reino que o seu pai o entregou é muito maior , e seria conquistado através da cruz , do sofrimento , da renuncia , da dor ... O reino de Jesus não é desse mundo ( João 18,36 )
                                                         Aplicação
Quantos não tem vendido a sua alma para ter poder neste mundo , para estar acima  dos outros , quantos não deseja riqueza e glória terrena ?  matam , roubam , mentem, fazem de tudo para possuir poder e um lugar de destaque neste mundo.
Topico 4                            A tentação de ser notado
A intenção do Diabo com essa tenção :
1° ele mais uma vez usa o ‘’ se ‘’ tu é filho de Deus , e diz lança daqui a baixo , porquê está escrito , satanás usa  a palavra  de forma torcida para convencer Jesus , mas Jesus conhecia a palavra e sabia que o texto que satanás usou estava distorcido , fora do contexto.
Aprendemos  com isso que o diabo distorce a palavra De Deus para enganar , há muitos de seus ministros que fazem o mesmo , por isso há por ai muitas seitas heresias , pois são criadas a partir de textos isolados sem contexto, e criam pretexto para heresia . um texto interpretado de forma errada não é a palavra de Deus , mas enganação do Diabo , precisamos tomar o cuidado  , e sempre examinar as escrituras para entender de forma correta deixando as escrituras explicar a escritura. É a maior regra da hermenêutica. O texto interpretado pelo contexto.
2°  O diabo queria que Jesus fosse notado , ou seja que ele fizesse um espetáculo , para se amostrar para o mundo , para que todos  que estavam na parte de baixo do templo , visse que Jesus era divino .
Não é diferente em nossos dias , o adversário tem usado esse mesmo método na vidas de muitos , que  ficam cheios de desejo de serem vistos pelas pessoas , querem a todo custo ser grandes neste mundo querem estar nos holofotes da mídia , querem pompa , grandeza nesta vida , mas Jesus o homem perfeito  não se deixou levar pelo conselho do diabo , ele não buscou glória para si , ainda que tinha direito , mas transferiu para o pai , glória Deus !! estão precisando  aprender com João Batista que disse : ‘’ importa que ele cresça e eu diminua ‘’
Ele respondeu mas uma vez , citando as escrituras , ‘’não tentarás  senhor teu Deus’’
Jesus sabia que se ele lançasse dali para provar que era filho do pai, ele estaria colocando Deus em teste , e não se pode testar Deus , como o povo de Israel no deserto tentou Deus , dizendo ‘’ está Deus no meio de nós ou não ‘’  ( Exôdo 17 , 7 e deuteronômio  6,16 )
Isso nos ensina que , ainda que estivermos passando por situações difíceis precisamos crer que Deus cuida de nós , não precisa que ele prove o seu amor por nós , não é preciso testar Deus .  
portanto através das Escrituras , da oração , da presença do Espírito Santo , Jesus venceu as tentações do diabo , que possamos aprender com ele , e nesta batalha que enfrentamos nesta vida temos um consolador que sempre está ao nosso lado nos ajudando ,dando graça para vencermos  .  

Deus abençoe a todos . ASS : Marcus Vinicius


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus!
    Muito boa a explicação da lição A tentação de Jesus.
    Eu me lembro que nos anos 90 eu tinha um livro com essa imagem de Jesus e satanás. Era um livro de capa dura amarelo. Eram várias coleções. Gostaria de saber se alguém sabe me dizer o nome deste livro!?

    ResponderExcluir

Fudas