quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

LIÇÃO 12 , LANCE TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS. QUAL É A SEMENTE QUE TEMOS SEMEADO, A COLHEITA DEPENDERÁ DAS SEMENTES QUE SEMEAMOS



LANCE TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS E DEPOIS TE MUITOS DIAS O ACHARÁS (  EC 11,1 )

                                                              INTRODUÇÃO
Nesta lição vamos abordar um assunto que é muito importante para a nossa vida, vamos aprender o significado de lançar o pão sobre as águas, mas o que significa lançar o pão  sobre as águas ? o que salomão queria dizer com essa expressão ? também vamos aprender que é preciso viver a vida com dinamismo, e que não podemos ficar inerte diante das circunstâncias da vida. 

Lançar o pão sobre as águas , quando o sábio salomão disse essas palavras ele estava usando  uma linguagem metafórica, para ilustrar a lei da semeadura pois o que plantamos é o que vamos colher , ( Gálatas 6,7) diz : o que o homem semear isso ele também ceifará.

No período do antigo testamento os agricultores tinha um costume de lançar as sementes de trigo sobre as águas , no períoodo das cheias dos rios, e eles tinha a certeza que teriam uma grande colheita , mesmo sem saber qual das sementes iria germinar, quando o sábio rei salomão disse essa metáfora ele estava nos ensinado que: é preciso lançar as sementes sobre as águas, mas qual sementes são estas ? abordarei algumas sementes que precisamos lançar , ou melhor semear.

( 1° )  a semente do amor ( caridade).
  
Em meio a um mundo onde o amor tem se esfriado , nós como verdadeiros servos de Deus precisamos semear o amor, e como fazer isso ? quando tratamos as pessoas que estão em nossa volta com amor e carinho, quando refletimos jesus através de nossas vidas, com nossos atos e palavras, quando semeamos amor, receberemos amor, em Mateus 7,12. Jesus disse : tudo que queres que os Homens vos façam, fazei-o vós também. portanto devemos semear o amor que Deus derramou em nossos corações .

( 2°) a semente da Fé e da esperança.

Não podemos perder a esperança, não podemos ficar inerte (parado sem tomar uma decisão) em meio as circunstâncias,  da vida , não podemos ficar só contemplando a vida é preciso tomar decisões , é preciso colocar a fé em ação , EC 11,4 , diz que : quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para nuvens nunca segará .
em Hebreus 10,38 , o justo viverá da fé, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele. É Deus que faz com que a semente brote, mas é preciso semeá-la, isso nos ensina que devemos fazer a  nossa parte, pois o Senhor ele faz a dele, só conseguiremos vencer se tomarmos decisões na direção de Deus. quando moisés estava de frente ao mar vermelho, com o povo de Israel e ele clamou a Deus , a resposta do senhor foi porque clamas a mim moisés diga ao povo de israel que marche,( Ex 14,15) é preciso marchar a vitória esta na frente, só será vitorioso quem é persistente, que segue em frente, portanto não perca a esperança, mas semeia a mesma, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem, glória Deus. ( Hebreus 11,1).

Paz do senhor a todos os leitores,   Ass: Marcus Vinicius


2 comentários:

  1. Edificante mensagem, irmão Marcus. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO QUERIDO PELO COMENTÁRIO, QUE DEUS VOS ABENÇOE!!!!!

    ResponderExcluir

Fudas