quarta-feira, 16 de julho de 2014

TEOLOGIA-HERMENÊUTICA

TEOLOGIA EXEGÉTICA

Quando nos dispomos pregar a palavra de Deus é necessário que se busque a correta  interpretação da Bíblia, para isso o pregador deve recorrer a duas importantes ciências da teologia que nos ajuda a entender e interpretar melhor o que o texto nos quer transmitir. Estas ciências são a HERMENÊUTICA e a EXEGESE.
HERMENÊUTICA- É uma palavra grega que significa interpretar, traduzir explicar. Ao se ler um texto bíblico, cada pessoa pode ter um ponto de vista diferente. Pois o ponto de vista depende das necessidades, carências e experiências vividas por cada um. Daí a necessidade de entendermos o texto por si mesmo, independente de nossas experiências pessoais, procurando manter a fidelidade do texto.
EXEGESE-  Essa palavra é uma transliteração do grego e significa narração, exposição. É formada por duas palavras gregas: A primeira, significa "fora de" e a segunda "conduzir, guiar", aplicando-se ao texto bíblico significa " tirar para fora a mensagem do texto".
A bíblia é composta de diversos tipos de literaturas e estilos, por isso é necessário interpretar corretamente cada uma delas, A preocupação de um autor de um livro poético é diferente da de um autor de um livro histórico, neste há inclusão de detalhes que são dispensáveis naquele,  como datas, governantes, posição geográfica, a fim de levar  uma compreensão exata do que o autor quis dizer. Vejamos alguns princípios que regem a exegese e a hermenêutica:
1-PRICÍPIOS DA EXEGESE
a)    Defina bem o texto - Evite pregar em textos muito pequenos para não deixar coisas importantes no contexto, ou em textos muito extensos, pois nesse caso a exposição pode ficar superficial, devemos buscar a definição da "perícope" (bloco central de raciocínio de em determinado texto).
b)    Compare diversas traduções - Leia o texto em outras traduções, pois os tradutores podem dar sinônimos de palavras e isso facilita seu entendimento.
c)    Analise o contexto do texto - Estude o parágrafo anterior e o posterior (contexto imediato). Descubra de onde o personagem está vindo e para onde está indo, o que aconteceu antes e depois do episódio que você está estudando. Analise a idéia ou contexto do livro que está sendo estudado (contexto remoto).
d)    Analise a gramática do texto - Anote o significado das palavras que você não conhece, marque os verbos e faça ligações entre eles, separe as perguntas e as respostas que tiver no texto, marque palavras repetidas, comparações, etc.
e)    Defina o tipo de literatura - Seu texto está nos livros histórico ou profético? Está nos evangélicos ou nas cartas? Essa definição é muito importante para compreender o texto.
f)      Pesquise o contexto histórico-geográfico - Use um dicionário bíblico e entenda quem era o personagem principal do texto, quem era sua família, sua profissão, para onde estava indo de onde estava vindo. Quem era o governador ou Rei, etc. Anote todas as informações que o texto traz a fim de conhecer melhor o que estava acontecendo. Consulte sempre um mapa bíblico.
g)    Identifique o tema principal - Qual é a idéia principal do texto? O que o texto está ensinando? Qual é o pensamento dominante? Tem outras idéias secundárias? Normalmente o tema principal do texto indicará o tema do sermão.
h)    Pesquise em comentários Bíblicos- Não dispense os comentários Bíblicos, pois é o fruto do trabalho árduo de pessoas que já estudaram o texto e anotaram as suas conclusões. Porém só consulte um comentário após ter passados por todos os princípios anteriores.
2-PRINCÍPIO DA HERMENÊUTICA
a)    Princípio da autoridade interna - Cada texto Bíblico apesar de ter mais de uma aplicação, tem um só significado, nossa tarefa é buscar o sentido real do texto e aplicá-lo corretamente. Não é a igreja que autentica a palavra por sua interpretação; é a Bíblia que se autentica a si mesma como palavra autoritativa de Deus.
b)    Princípio do contexto - Contexto é a parte que vem antes ou depois do texto, não devemos interpretar um texto sem antes verificar o seu contexto, pois este ajudará a compreender o significado do texto.
c)     Princípio do texto paralelo - A Bíblia interpreta a si mesma (1Co 2.13). Quando um determinado acontecimento é descrito por mais de um autor, este texto deve ser auxiliado na sua interpretação utilizando o mesmo assunto que ocorre em outras partes das Escrituras Sagradas, pois as informações se complementam e ajudam a entender o texto.
d)    Princípio da autoria do texto - Os diferentes autores da Bíblia viveram em tempos, culturas, situações sociais e regiões diferentes. Portanto, a forma de interpretar um determinado texto será diferente de outro texto escrito por outra pessoa em outro contexto.
e)    Princípio da interpretação do texto - A interpretação do texto é o que a passagem quer dizer no tempo, no espaço e nas circunstâncias e estilo que foram escritas. Alguns textos têm significado literal, outros têm significado simbólico. Um bom exemplo disto é o texto de Jo 2.19 " Destruirei este santuário e em três dias o reconstruirei". Ele se referia a si mesmo e não ao templo de Jerusalém.
Conclusão – A hermenêutica e a exegese são ferramentas para nos ajudar a entender o texto, contudo o pregador deve buscar a unção do EspíritoSanto, a fim de ser um verdadeiro instrumento nas mãos de Deus.
SOLA SCRIPTURA.
FONTE: CURSO PRÁTICO DE PREGAÇÃO. Rev. Dr. Saulo Pereira de Carvalho. Fraternalmente em Cristo, Pb. Gilson dos Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

Fudas