sábado, 1 de novembro de 2014

CRISTOLOGIA - DOUTRINA DE CRISTO - PARTE 2 - II - PRINCIPAIS SEITAS E TEORIAS FALSAS SOBRE A PESSOA DE CRISTO

CRISTOLOGIA - DOUTRINA DE CRISTO - PARTE 2 - II - PRINCIPAIS SEITAS E TEORIAS FALSAS SOBRE A PESSOA DE CRISTO



CRISTOLOGIA - DOUTRINA DE CRISTO - PARTE 2

II - PRINCIPAIS SEITAS E TEORIAS FALSAS SOBRE A PESSOA DE CRISTO


1) OS EBIONITAS:
      Apareceram no ano 107 dC., e negavam a realidade da natureza divina de Cristo.Segundo o seu ensinamento, Cristo era somente home. Porém,este homem Jesus Cristo tinha uma relação muito íntima com DEus, especialmente depois do seu batismo.

2)  OS DOCETAS:
      Esta palavra vem do grego DOKETAS, de DOKEIN, que significa: paraecer, crer numa aparência. Os docetas aparecem no ano 70 da Era Cristã e existiram, aproximadamente, até o ano 170.
      Eles negavam a humanidade de Cristo. Segundo esta filosofia as coisas materiais eram por natureza más. O mal reside na matéria, e visto que Jesus não tinha pecado, logo não tinha também corpo material.

3) O ARIANISMO:
      Surgiu no ano 325 dC., Ário, o seu fundador, negava a integridade e perfeição da natureza divina de Cristo, o verbo se fez carne , segundo o Evangelho de João, não era Deus. Essa teoria confunde o estado original de Jesus Cristo com o estado de humilhação. Ao invés de estudar toda a questão,Ário estudou apenas a parte que se refere à personalidade de Cristo enquanto aqui na terra, e naturalmente,  a sua idéia era imperfeita e parcial, por isso que confundia o estado de humilhação com o estado original.

4) ÉUTIQUES:
     Segundo essa teoria , as duas naturezas de Cristo fundiam-se de maneira que formavam uma terceira natureza, que nem era divina nem humana, assim sendo, Jesus não era humano nem tão pouco divino.

5) APOLINÁRIO:
       Esta teoria apareceu no ano 431. Nestório, seu fundador, negava a união verdadeira entre as duas natureza de Cristo. Ele atribuía a Cristo duas partes ou divisões, uma humana e outra divina. Quando Jesus dormia, por exemplo, era a parte humana que dormia,mas quando acordava e repreendia os ventos era a parte divina que estava em ação.

       III - O ENSINO DA BÍBLIA SAGRADA, A INFALÍVEL PALAVRA DE DEUS 

         Segundo as Escrituras Sagradas, Cristo é o eterno filho de Deus ( Mq 5.3b; Jo 1.1-3; Gn 1.1-26). Cristo como o verbo-  A PALAVRA ,  a ação, é ETERNO como eterno é Deus- O PAI.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (Jo 1.1-3)
Observe o texto sagrado afirmando , literalmente,, que Jesus é DEUS desde o princípio quando o pai estava dando ordem  que se formassem, surgissem do invisível TODAS  as coisas, JESUS- o filho de DEUS, o verbo de DEUS não podia separar-se dele;portanto "SEM ELE  nada teria existido ".


         Concluimos dizendo, JESUS é um ser espiritual (NÃO CRIADO) , é eterno, preexistente e Co-Eterno com o Pai. Porém como homem, fez-se necessário nascer um dia, formar-se no ventre (interior) da virgem, para cumprimento da própria palavra de Deus através das profecias (Gn 3.15; Is 7.14; 9.6; Lc 1.26-38; etc.), "que, SENDO EM FORMA DE DEUS,não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se (esvaziou-se), A SI MESMO (HUMILHOU-SE) tomando a forma de servo, fazendo-sesemelhante aos homens"... e toda língua confesse que JESUS CRISTO é o SENHOR, para glória de DEUS PAI". ( Fp 2.6-11). 


JESUS SUJEITO ÀS LEIS DO DESENVOLVIMENTO, SUBMISSO AO ESPÍRITO DE DEUS,                                             CUMPRIU AS LEIS DIVINA E HUMANA:

NASCIMENTO: Anunciado aos pastores, o nascimento do filho PRIMOGÊNITO ( porque o primeiro ) de Maria (Lc 2.7; 8.20) e UNIGÊNITO DE DEUS (PORQUE ERA O ÚNICO) jO 3.16.

CIRCUNCISÃO: Circuncidado ao 8º dia (Lc 2.21) para cumprimento da lei ( Lv 12.2,6,8).

APRESENTAÇÃO: Foi apresentado no Templo após 40 dias da purificação (Lv 12.2,3; Lc. 2.22-38).

ADORAÇÃO: Jesus foi visitado e adorado como Rei pelos magos (Mt 2.1-22),"... , tendo Ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa...passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os" (Lc 2.42-46).
        Jesus teve nascimento e infância natural, isto é, como qualquer outra criança. Apenas foi diferente, milagrosa, a sua conceição ( maneira como foi gerado). Ele possuia todos os elementos  essenciais à natureza humana:... então lhes disse: A minha alma ESTÁ CHEIA DE TRISTEZA até a morte; ficai aqui, e velai comigo...". Mt 26.8. Como homem Cristo sentiu tristeza e angústia de morte.
        Foi como homem que Jesus submeteu-se e cumpriu as leis humanas (as autoridades); também submeteu-se ao ESPÍRITO DE DEUS para realizar toda a vontade do Pai:
        a) " ... é lícito pagar tributo a César, ou não?- Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". Mt22.17-21.
        b)"... quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se OFEREU A SI MESMO imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servires ao Deus vivo. Hb 9.4. fonte www.rosadesaronadoradora.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Como é bom poder saber a visão que alguns povos tinham a respeito de Jesus.
    E a explicação a cerca da verdade que você nos trouxe à luz da Escritura Sagrada nos ajuda a adquirir conhecimento e entendimento a cerca de Jesus.
    Parabéns pela postagem Marcus e obrigada por sua visita no meu blog.
    Shalon!

    ResponderExcluir
  2. Amém irmã, obrigado pela sua tbm, e pelo comentário , Deus abençoe .

    ResponderExcluir

Fudas