sábado, 1 de novembro de 2014

- DOUTRINCRISTOLOGIAA DE CRISTO

 - DOUTRINCRISTOLOGIAA DE CRISTO - APRESENTAÇÃO

CRISTOLOGIA - DOUTRINA DE CRISTO


APRESENTAÇÃO


 CRISTOLOGIA é a palavra empregada para designar a  DOUTRINA DA PESSOA DE CRISTO, a qual, revela através da Bíblia Sagrada as naturezas divina e humana de Cristo, os estados de humilhação e exaltação, seus títulos, nomes e ofícios, etc.
            A Bíblia Sagrada nos revela o plano de Deus em dispensações em número de três, são elas:
            1. Dispensação de PAI, (AT,v. Aliança, etc ).
            2. Dispensação do FILHO ( 1º Século da Era Cristã).
            3. Dispensação do Espírito Santo ( do pentecostes aos nossos dias).
OBS: Não confundir esta divisão do tempo ( 3 dispensações) com as sete.
Esta são grandes espaços de tempo em que o próprio Deus determinou para ELE, O SEU FILHO E O ESPÍRITO SANTO revelarem-se  ao homem e em favor dele. Já as dispensações em número de 7, são períodos de tempo em que DEUS trata diretamente com o homem através de alianças.É uma subdivisão do tempo.

          1.PREPARAÇÃO HISTÓRICA PARA A VINDA DE CRISTO AO MUNDO:

          Deus preparando o mundo para a vinda do seu filho, falou através dos profetas, avisando-o do grande acontecimento de todos os tempos. Assim, Isaías, o profeta messiânico, disse a respeito do Cristo: "...PREPARAI o caminho do Senhor, ENDIREITAI  as suas veredas". Notemos, portanto, em primeiro lugar, a preparação para este grande acontecimento -  A VINDA DE JESUS AO MUNDO, realizada em primeiro plano entre o próprio Israel. Desde os dias de Abraão quando Deus escolheu um povo e lhe ensinou três grandes verdades:
          1ª) A LEI - O decálogo ou dez mandamentos dados por Deus a Moisés constitui um dos meios  usados por Deus como preparação ou previsão da vinda de Cristo. (Êx. cap. 20 )
          2ª) A PROFECIA - Outro meio usado por Deus para ensinar aquelas verdades divinas.Quer verbal, quer escrita. Encontramos até profecias típicas, como as de Adão, Melquisedeque, Moisés, Davi, Jonas, etc. Desde o princípio Deus estava empenhado em prevenir o mundo deste acontecimento. ( Gn 3.15;49.10; Dt 18.15-18; Nm 24.16,17 ; Is 7.14, 9.6; Mq 5.3; Lc 1.26-38).
          3ª) O CATIVEIRO - Do qual Deus fez uso para ensinar o povo e prepará-lo para a vinda de Jesus, permitindo o  exílio e cativeiro na Babilônia durante 70 anos. ( 2º Rs 24; 2º Cr 36; Jr 25.2; Dn 9.2).  www.rosadesaronadoradorablogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fudas