sexta-feira, 14 de novembro de 2014

LIÇÃO 07 - INTEGRIDADE EM TEMPOS DE CRISE - 4° TRIMESTRE 2014


                       



Nesta lição, vamos abordar a vida de Daniel que, mesmo vivendo em uma sociedade corrompida se manteve fiel ao seu Deus, e por sua fidelidade foi promovido no reino, e por causa disso foi invejado , e lançado na cova dos leões, mas a sua retidão foi vista por Deus, o Senhor o livrou dos leões concedendo  vitória ao seu servo.

Definição de integridade

Integridade é um substantivo feminino com origem no latim integritate que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade.Em sentido figurado a integridade pode ser descrita como honradez, pureza ou inocência. Pode designar uma atitude de plenitude moral, sendo a característica de uma pessoa incorruptível.

 1 ) Exemplos  bíblicos de pessoas que mantiveram a sua integridade em tempos difíceis .
O jovem José, do Egito, foi íntegro ao preferir a prisão à liberdade do pecado. O profeta Jeremias preferiu a prisão à popularidade. João Batista, o precursor de Jesus, por ser íntegro, preferiu perder a cabeça a perdera honra.

1,1)  As características da integridade de Daniel

a ) Uma vida reta , em meio a um mundo corrompido.

Nesse mar de lama, floresce um lírio puro. A vida de Daniel nos mostra que é possível ser íntegro mesmo cercado por um mar de lama de corrupção. Daniel mantém-se íntegro a despeito do ambiente. O homem não é produto do meio. Daniel não vende sua consciência. Ele não negocia os seus valores absolutos. Ele não se corrompe.  A base de sua integridade é sua fidelidade a Deus.

b)  Uma vida  consagrada a  Deus .

“A espiritualidade de Daniel é o alicerce de sua fidelidade diante dos homens”.47 Sua fé é a pedra de esquina de sua moralidade privada e pública. Os amigos de Daniel apagaram as chamas do fogo pela fé. Agora, Daniel fecha a boca dos leões pela fé. Pois  ele orava três vezes por dia . ( DN 6,10 ) CONFERE !l

c)  Não  havia brecha na vida de Daniel .

A vida de Daniel nos prova que um homem pode permanecer íntegro mesmo quando é vítima de conspiração (Dn 6.4-5). O versículo  4 nos informa que eles procuravam uma “ocasião” para acusar Daniel. Essa palavra significa aqui que eles buscavam um pretexto, um motivo. Procuraram também uma brecha na vida de Daniel. Assim, tentaram pegá-lo em seu ponto forte.

2) os motivos que levaram Daniel a ser lançado na cova dos leões .

a)  inveja . As circunstâncias adversas não alteraram as convicções de Daniel. A promoção e a honra dos íntegros incomodam as pessoas invejosas. A Bíblia diz: “Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja?” (Pv27.4). Porque Daniel era fiel a Deus, ele era fiel ao seu senhor terreno. Porque era diferente dos outros líderes foi perseguido, e conspiraram contra ele para mata-lo.

b) o orgulho do  rei .

A vida de Daniel nos ensina que a mesma pessoa que bajula é aquela que também maquina o mal contra os justos (Dn 6.5-9). Sabiam que Daniel era um homem de oração, bajularam o rei Dario, elevando-o ao posto de divindade por um mês. O projeto trazia como isca a exaltação e a lealdade ao rei. Mas a intenção era
outra. O rei tornou-se refém de seu próprio orgulho e, por conseguinte, de seu próprio decreto. E assim, sentenciaram à morte o homem de confiança do rei. Além da bajulação, usaram a mentira (v. 7). Atingiram Daniel com essa manobra em que ele era o alvo e a vítima.

c)  a sua integridade .

Ele não se deixa seduzir pela fama nem pela riqueza. Ele é um homem absolutamente confiável. A integridade nem sempre nos ajuda a granjear amigos. Gente íntegra é uma ameaça ao sistema de corrupção. Daniel incomodava a equipe de governo de Dario. Um funcionário honesto é uma ameaça para o sistema
viciado pela corrupção. Um jovem que não transige em seu namoro é vista como alguém antiquado. Um comerciante íntegro é uma ameaça para o sistema de propinas.
Por ser fiel, você pode ser perseguido com maior rigor. As trevas aborrecem a luz. Os que andam na verdade perturbam os que vivem no engano. O íntegro é uma ameaça aos corruptos.

3)  a integridade de Daniel e seus  benefícios .

Daniel não muda sua agenda ao saber que estava sentenciado à morte. Ele foi perseguido não por ser corrupto, mas por ser íntegro. Tramaram contra ele para afastá-lo do poder. Daniel não foge nem transige, mas continua orando ao Senhor como costumava fazer (v. 10). As circunstâncias mudaram, mas não Daniel.
Aprendeu a ser íntegro na mocidade e jamais mudou sua rota. Mesmo ancião, prefere a morte a transigir com sua consciência.
“A
verdadeira cova dos leões de Daniel foi seu quarto”. Ali foi seu Getsêmani, em que certamente foi tentado. Ele sabia que poderia ser destroçado pelos leões. O diabo prefere que preservemos nossas vidas e percamos nosso testemunho. Certamente, ele deve ter sido tentado a transigir ao se ajoelhar para orar: “Por que não facilitar as coisas?

Daniel foi denunciado, preso e jogado na cova dos leões. Sua integridade não o livrou da inveja, fúria, astúcia e perseguição dos corruptos. Mas Deus o sustentou em seu quarto de oração e fechou a boca dos leões na cova em que foi lançado, glória Deus.
                                                  Conclusão

 Portanto, como Daniel  devemos manter a nossa integridade  , e confiar que o Deus que nós servimos é conosco em qualquer circunstancias que estivermos passando.

POSTADO POR :  Marcus Vinicius

referências . Daniel um homem amado do céu- Hernandes Dias Lopes.

2 comentários:

  1. muito bom esse estudo a respeito de integridade em tempos de crise baseado no livro de Daniel, ótimo exemplo para o povo de DEUS seguir! gostei muito!

    ResponderExcluir

Fudas