II. Pedro, preso
1. Preso durante a celebração da Festa dos Pães asmos. Atos 12:32. Encerrado na prisão
a. Quatro quaternos de soldados guardando (12:4)
b. ... “Apresentá-lo ao povo...” significa: Levá-lo a julgamento para ser condenado a morte. Atos 12:4
c. Dormindo entre dois soldados, preso nos pulsos com cadeias, dois guardas vigiando a porta da frente da prisão. Atos 12:6. Doze outros soldados de plantão em dois grupos, no resto da prisão.
3. Por que tantas precauções?
a. Herodes conhecia a história de Cristo ressuscitado saindo do tumulo entre os soldados romanos. Mateus 27:62-66; 28:4,11-5
b. Herodes também soube da libertação da prisão de Pedro e João acontecido dias antes. Atos 5:17-25
III. A libertação
1. Foi na noite anterior ao dia designado para o julgamento. Herodes propôs matar a Pedro, Deus propôs libertá-lo. E o fez no último momento, no limite. Atos 12:62. Um anjo, no meio de uma luz, acordou Pedro e tirou suas correntes. Atos 12:7
3. O Anjo e Pedro passaram a porta da cela, em seguida no meio dos 12 soldados restantes da primeira e segunda guarda até chegar a porta de acesso à cidade, que abriu por si só. Atos 12:10
A partir desta experiência de Pedro sendo libertado da prisão, podemos aprender muitas lições com relação à oração que abre portas.
A oração que abre portas
1. É uma oração persistente - A igreja orava sem cessar por sua liberdade. Atos 12:5a. A igreja não fez um boicote de produtos feitos em Roma.
b. Nem tão pouco saiu em protesto pelas ruas de Jerusalém
c. A igreja não idealizou um plano secreto para tirar Pedro da prisão. Todos mencionados são métodos humanos que têm o seu lugar, alguns válidos, mas nada como a oração.
d. A igreja em Jerusalém, tão pouco se rendeu apenas esperando a notícia da execução. Jesus ilustrou a oração persistente com uma viúva persistente que recebeu justiça de um juiz, em Lucas 18:1-8.
A oração que abre portas...
2. É uma oração feita de acordo com a vontade de Deus 1 João 5:14-15
a. Conhecemos a vontade de Deus através da Bíblia
b. Conhecemos a vontade de Deus através da oração
c. Há orações que Deus não responde Lucas 9:51-55.
i. Porque são feitos com intenção maliciosa Tiago 4:3
ii. Porque ele quer proteger-nos
d. Há orações de acordo com a vontade de Deus
i. Pedir pela paz de Jerusalém Salmo 122:6
ii. Sabedoria Tiago 1:5
iii. Provisão Mateus 6:11
iv. Proteção Mateus 6:13
v. Interceder pelos nossos dirigentes 1 Timóteo 2:1-3
Conclusão: Se estás chegando ao limite de sua resistência, lembre-se que há poder na oração. Através dela você pode abrir porta e mais porta, derrubando obstáculo e mais obstáculo, e abrir caminho para a completa liberdade em Cristo Jesus. A oração irá abrir as portas que estão fechadas!
0 comentários:
Postar um comentário